FORRO DE GESSO CONVENCIONAL E ACARTONADO: COMO SABER A DIFERENÇA?

Uma das principais dúvidas que surgem entre os clientes na hora de reformar a casa com forro de gesso é o tipo de material a ser usado. No entanto, o gesso depende e varia de acordo com as particularidades da obra, da estrutura do local que irá receber o gesso e do objetivo final da reforma.

O convencional e o acartonado são os dois tipos de gesso mais usados entre os profissionais da arquitetura. Basicamente, os dois têm a mesma finalidade: rebaixar o teto para receber a iluminação desejada. Entretanto, há vantagens e desvantagens entre os dois materiais que irão nortear a decisão do cliente.

O forro de gesso, além de garantir a beleza estética, ele é muito utilizado por esconder imperfeições e facilitar a passagem de tubulações de ar, água, eletricidade, ar condicionado, entre outros.

O gesso acartonado é uma placa revestida de papel cartão, constituída por chapas que são fixadas em peças de aço galvanizado. A sua resistência mecânica evita que a estrutura se trinque, e o papel cartão impede o surgimento de amarelamento ao longo do tempo.

Já o gesso convencional é o mais popular entre as pessoas, porém é o mais trabalhoso. Para ser instalado, o gesso precisa ser todo lixado, o que gera muita sujeira e poeira. Outra característica é que comparado ao acartonado, o gesso convencional é mais barato financeiramente.

Entenda a diferença entre os formatos de forro de gesso

Caso a opção do cliente seja por um tom mais clássico ao local reformado, o mais indicado é o gesso convencional, que tem melhor acabamento em relação aos detalhes de molduras e de decoração de interiores.

Já o gesso acartonado, conhecido também como drywall, possibilita diversos tipos de decorações e combinações, como as famosas sancas. Por isso, é mais indicado para clientes que desejam uma decoração mais clean, ou seja, decorações menos detalhadas.

Abaixo, separamos as principais características e diferenças entre os gessos convencionais e os acartonados:

  • Gesso convencional: é indicado para decorações em ambientes de salas de estar, de jantar e de quartos, e seu baixo valor é a principal vantagem;
  • Gesso acartonado: recebe tratamentos térmico e acústico com mantas termoacústicas, por exemplo. Além disso, traz ao ambiente uma decoração sem excessos, com traços retos e sancas lisas.

Ao escolher o tipo de forro da sua construção, se atente as especificações de cada um, e assim você evitará imprevistos indesejados depois que o revestimento estiver pronto.

Onde encontrar forro de gesso?

Para escolher o material para o seu ambiente, a ajuda de especialistas é sempre bem-vinda. Aqui na Anísio Revestimentos, localizada em Ribeirão Preto, São Paulo, você tem disponível uma equipe especializada em soluções para a constituição de ambientes de interiores, além da instalação de diferentes tipos de produtos, como o forro de gesso.

Com mais de 20 anos de atuação no mercado, a Anísio Revestimentos é especialista em forro e gesso, através de produtos e serviços de qualidade. Entre em contato e conheça toda a linha de produtos e as condições especiais de pagamento.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *