QUANDO ESCOLHER O FORRO ACARTONADO E O CONVENCIONAL?

Fim da obra e chega o momento de finalizar o teto com a escolha do forro. Se a sua opção for pelo gesso, leve em consideração que ele pode ser feito com o forro convencional ou forro acartonado.

O forro acartonado, utiliza chapas de gesso feitas industrialmente a partir da mistura de gesso, água e aditivos. Por sua textura, em geral, é escolhido para ambientes comerciais.

Há três tipos de gesso para o forro acartonado:

  • O Standard (ST), recomendado para áreas secas
  • O Resistente a umidade (RU), recomendado para áreas sujeitas a umidade por tempo limitado
  • O Resistente ao fogo (RF), também recomendado para áreas secas

FORRO ACARTONADO X FORRO CONVENCIONAL

Os dois têm a mesma matéria-prima, o gesso, mas com diferenças de execução e estética que certamente impactarão sua obra.

Você pode utilizá-los para a mesma finalidade: rebaixar o texto para dar nova cara a um ambiente. Contudo, é preciso estar atento a alguns detalhes técnicos.

O forro acartonado é mais resistente e dificilmente ficará amarelado, pois é revestido com papel cartão. Sua espessura é mais fina e pode receber qualquer tipo de revestimento.

O forro convencional dá um pouco mais de trabalho, já que precisa ser lixado após a instalação. Antes de pintá-lo, é importante deixar o material bem seco. Em compensação, é bem mais barato que o acartonado.

Além disso, o forro convencional precisa de alinhamento, corre o risco de mofar e não suporta tanto peso.

 SAIBA ONDE USAR CORRETAMENTE FORRO ACARTONADO

Para ambientes corporativos, como escritórios e salas comerciais, a escolha mais comum é pelo forro acartonado. Sua instalação é mais rápida e produz pouca sujeira.

Em casas ou apartamentos, deve-se levar em consideração o orçamento da obra e o tempo de execução. Lembre-se sempre que o gesso convencional leva mais tempo.

Outro detalhe importante: o forro acartonado precisa de montantes, parafusos, fitas e perfis específicos, o que acaba encarecendo a obra. E na instalação, opte sempre por empresas ou profissionais especializados.

Mas o gesso acartonado ou drywall? Sim, eles são a mesma coisa. Drywall é uma placa de gesso revestida de papel acartonado.

Como muitos profissionais estão optando pelo drywall pela facilidade de customização, a tendência é que o preço deste material fique mais atrativo ao consumidor.

Na Anísio Revestimentos você encontrará tanto o forro convencional quanto o forro acartonado e receberá orientações de profissionais experientes sobre a melhor escolha a fazer.

Anísio Revestimentos

Rua Conde de Irajá, 1348 – Vila Virgínia
Ribeirão Preto – SP
 CEP 14030-480
Tel.: (16)3637-0141

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *